quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PROJETO MULTIDISCIPLINAR "ALIMENTAÇÃO E SAÚDE"

Projeto Alimentação e Saúde.

Justificativa:

A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.


Público:

Este projeto é destinado à turma do 2º período da Educação Infantil.

Duração:

Ele poderá ser desenvolvido em 60 dias ou mais, depende do tempo que o professor achar necessário.


Objetivo Geral:


Promover o consumo de alimentos saudáveis, e promover a sua consciência de uma forma atraente, lúdica e educativa, além de propiciar uma aprendizagem significativa, buscando desenvolver a conduta humana por meio de brincadeiras, jogos, através da contação de histórias, experiências e muitas atividades prazerosas.


Objetivos Específicos:

*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
*Classificar a origem dos alimentos.
*Utilizar a horta doméstica.
*Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Utilizar corretamente as medidas de massa e capacidade.
*Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
*Identificar a moeda brasileira, conhecendo o sistema monetário;
*Desenvolver a psicomotricidade, a criatividade, o raciocínio lógico e o conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Desenvolver a expressão artística;


CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTOS:

Linguagem escrita e oral:

*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Reconto de textos literários;
*Reconhecimento das letras do alfabeto;
*Diferenciação entre letra, sílaba, palavra e frase;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;

Conhecimento matemático:

*Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade, sequência numérica);
*Sistema monetário;
*Situações problemas envolvendo noções de adição e subtração
*Agrupamento;
*Grandezas de medidas;

Artes:

*Músicas ,
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;

Ciências Naturais e Sociais

*Seres vivos e suas necessidades;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*A importância da preservação da água e dos recursos naturais;
*Nutrição e desnutrição;

Corpo e Movimento:

*Descoberta do corpo, motricidade, expressão corporal, movimento;

Recursos:

Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (folheto de supermercado, farmácia, lojas, revista jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;

Procedimentos:


Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, quadrinhas e histórias;
Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito à mesa e como comer corretamente.
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória das frutas;
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado e sacolão local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.


1ª Etapa: Tudo começará com o plantio de uma pequena horta no jardim da escola. Pesquisar a origem dos alimentos e como se cultiva; Semear e cultivar pequenos canteiros;
2ª Etapa: Demos início ao trabalho com uma contação de história e dramatização da mesma.
3ª Etapa: Serão feitos cartazes com uma pirâmide alimentar, utilizando embalagens e rótulos e com os alimentos que fortalecem os ossos e os músculos.
4ª Etapa: Produzir um caderno de receitas de alimentos saudáveis, com pesquisas feitas pelos alunos, junto às famílias.
5ª Etapa: Preparar alguns sucos e registrar os ingredientes no caderno de receitas que cada aluno construiu durante o projeto, utilizando medidas; tamanho, peso, volume, fazendo comparações de tamanhos, estabelecendo relações, construindo algumas representações a atribuindo significados.
6ª Etapa: Produzir o álbum dos alimentos, levando em consideração aquilo que a turma traz para sala de aula como curiosidade, no caso, as letras e o mundo alfabético.
7ª Etapa: Montar um álbum de A a Z sobre os alimentos e junto com ele um cartaz na sala de aula.
8ª Etapa: Realizar a experiência do supermercado. Utilizando a sala multiuso da escola organizamos as prateleiras com os alimentos. Cada criança receberá pequenas notas de dinheiro (sem valor) e uma sacola de supermercado. É necessário gastar todo o dinheiro. A turma, então se dividirá primeiramente em dois grupos; um grupo de compradores e o outro grupo será responsável pelos “caixas” do supermercado que tem como tarefa contar os alimentos comprados, receber o dinheiro e fornecer o troco. Depois, os grupos trocam suas funções.                   Essa atividade tem caráter avaliativo de grande importância na compreensão da realidade social, uma vez que seu objetivo – além dos conhecimentos matemáticos em questão – está ligado às questões sobre uma alimentação saudável.

Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.

Culminância:
 A culminância do Projeto será preparada de modo muito especial pelos pequenos. Organizaremos uma Mostra de trabalhos com degustação de receitas que aprendemos e pesquisamos. Quanto às aulas de Educação Física, as crianças apresentarão em forma de teatro, a importância do cuidado com o corpo e, os benefícios da prática esportiva.
As famílias serão acolhidas pelos alunos e eles farão exclamações sobre as atividades expostas, e convidarão todos para saborear as delícias que preparamos. E assim, com muita alegria encerraremos o Projeto Alimentação Saudável.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desde muito cedo nos habituamos a ingerir determinados tipos de alimentos. Os hábitos alimentares nos acompanham por toda vida. Assim, quanto mais cedo nossa prática alimentar for correta, maiores são as possibilidades de que permaneça no decorrer de nossa existência. Por isso, as crianças desde cedo devem se estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância.
A preocupação neste do projeto é estimular uma série de ações como a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; os princípios da Pirâmide dos Alimentos; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições.

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