quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PROJETO AMIAZDE


Projeto Amizade.

Apresentação
      Este projeto busca desenvolver nos alunos o respeito, as diferenças do outro e como lidar com as adversidades de sentimentos. Para isso faz-se necessário que a escola promova um ambiente de aprendizagem para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.

Justificativa
      Devido aos constantes conflitos e preconceitos no dia-a-dia das crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização de um projeto que resgatasse alguns valores que deve fazer parte da vida social do ser humano.
       Este trabalho busca montar para as crianças; como, verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro. O ambiente escolar tem a função importante de instruir, mostrar caminhos, apresentar soluções, proporcionando uma reflexão uma reflexão sobre a problemática aqui apresentada.

Objetivos Gerais
v Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola.
v Cultivar os bons hábitos de convivência e amor.

Objetivos específicos
Ø Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas.
Ø Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre alunos.
Ø Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo.
Ø Conhecer as variadas maneiras de amizade que se pode estabelecer com os animais etc.

Palavras chave: amizade, solidariedade, igual, diferente e inclusão.

Metodologia
§  Livros
§  Revistas e jornais
§  Textos e pesquisas
§  Filmes e músicas
§  Produções escritas
§  Internet
§  Cartazes
Desenvolvimento
*    Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para reconhecer a experiência e saber o que pensam os alunos sobre o tema.
*    Sensibilizar os alunos através das aulas, roda de diálogos, palestras e filmes.
*    Respeitar a inclusão de alunos especiais.
*    Confeccionar um mural com fotos em diversos momentos que expressem os valores assumidos.
*    Explorar o significado das palavras: inclusão, preconceito, igualdade, diferença e direitos etc.
*    Solicitar que os alunos expressem seus sentimentos pelo próximo através de uma produção textual.
*    Apresentar um vídeo envolvendo as relações interpessoais cotidianas para ajudá-los a refletir e aprenderem lhe dar com as diferenças.

Cronograma
       O projeto é um processo que se refere às atividades de mudanças de comportamento, visando uma melhor qualidade de vida na escola e buscando contribuir para um dia participativo e democrático.
       O projeto amizade terá duração de sete dias, porém diante da relevância dos temas, poderá ter continuidade, ficando a critério da professora e da direção da escola.

Avaliação
       A avaliação será continuada e processual de forma natural através do diálogo diário e dos registros de atividades vivenciadas ao longo dos trabalhos.
      O processo de avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a temática, bem como a capacidade de mudança de comportamento.

Referencias Bibliográficas

Revista Construir Notícias: Projeto Político Pedagógico – Somos todos diferentes e iguais: Trabalhando a Inclusão através da Literatura Infantil/nº 29. Ano 05. Julho/agosto 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário