quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ATIVIDADES DE INGLÊS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
















































PROJETO RECREIO DIVERTIDO


1-    INTRODUÇÃO
As brincadeiras têm uma importância enorme nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeiras de infância são os reflexos dos desafios da vida adulta. Os benefícios da brincadeira, sobretudo na vida da criança, são gigantescos e, em sua maioria, desconhecidos pela sociedade. Muitos já entendem que a brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribuiu para a realidade que vivemos hoje: uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais avançada e os recursos tecnológicos muitas vezes tem isolado as pessoas, é importante oportunizar às crianças o contato com os brinquedos e brincadeiras de antigamente. É preciso resgatar nas crianças o hábito de brincar, uma vez que, por meio de brincadeiras, elas se desenvolvem em todos os sentidos. Deve-se restringir o uso excessivo da TV, computador e vídeo-game, mostrando à criança outras opções de lazer, mais saudáveis e criativas para que não percam a infância na frente de uma máquina.
Em meio a esta realidade a nossa escola desenvolverá esse projeto “Recreio divertido: “AS 1001 brincadeiras” consciente dos benefícios da brincadeira à saúde física e ao desenvolvimento mental da criança. É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Ø      Proporcionar a hora do intervalo um momento saudável e seguro mostrando uma nova cultura de recreio em nossa comunidade escolar, despertando o espírito de liderança e companheirismo conscientizando para atitudes de cidadania e respeito oportunizando uma postura solidária e harmoniosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS                           
Ø      Resgatar o hábito de brincar nas crianças, e minimizar o comportamento agressivo entre os colegas;
Ø      Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a evolução dos brinquedos através dos tempos;
Ø      Oportunizar, através de oficinas, a utilização de materiais recicláveis e sucata em geral na confecção de brinquedos;

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
As atividades são resultado de um planejamento prévio, elaborado pela equipe gestora, orientação pedagógica e professores. Os alunos também serão ouvidos sobre suas preferências a cerca das brincadeiras realizadas no recreio.
A iniciativa envolve os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e tem cunho interdisciplinar. Praticamente todas as disciplinas participam.
Em História, acontece a pesquisa da história do brinquedo; nas aulas de artes acontece a confecção; em Língua Portuguesa há a produção de texto, cartazes e convites; a matemática auxilia na criação dos gráficos; em Educação Física acontece a criação de regras de utilização dos materiais.
Alem da sala de aula serão utilizadas para a realização das brincadeiras a sala de reforço e o pátio.
As fontes de conhecimento e pesquisa serão: pesquisa com familiares, livros, revistas
As brincadeiras desenvolvidas durante o projeto serão; Jogos como xadrez, dama, ludo, trilha, dominó e outros do mesmo gênero. Cordas, bambolês, brinquedos de chão como “amarelinha” que poderão ser pintados no chão do pátio (pelos próprios alunos monitores); brincadeiras de morto vivo, passa anel, pula elástico, passar a bola, boliche, bater peteca, e etc. Pintura de tabuleiros para jogos de damas, jogo da velha, pintura de uma mini cidade no chão, para que os alunos possam trazer seus carrinhos, e brincar ali.
AVALIAÇÃO
Partindo dos objetivos propostos neste projeto pretende-se observar o desenvolvimento dos educandos quanto à execução das tarefas, participação, interesse, socialização, responsabilidade e comprometimento com o bom andamento do recreio.